04/07/2013

OXUM, SENHORA DO AMOR


Cores: amarelo, dourado, âmbar
Número: 5 
Áreas de Influência: Rios, cachoeiras, amor e romance, gravidez, prosperidade, vaidade, feitiços de amor,  cura (especialmente emocional), perda de peso
Santas associadas: Nossa Senhora da Conceição, Virgem da Caridade do Cobre (padroeira de Cuba)
Símbolos: borboletas, ouro, rosas amarelas, leque, espelho
Oferendas: abóbora, mel, canela, coco, batata doce, champagne
Dia de Festa: 08 de dezembro
Astrologia: Vênus, Touro e Virgem
Cartas do Baralho: Ás e 2 de copas
Chakra: plexo solar, coração
Pedras: Âmbar, diamante, Topázio Imperial, quartzo rutilado, citrino, berilo dourado, amarelo fluorita
Animais: borboleta amarela, abelha, pomba
Entidades de Energia similar: Afrodite/Vênus, Freya, Lakshmi e outras Deusas do Amor
Plantas associadas: Girassol, chuva-de-ouro

Oxum é o orixá do amor. Ela pode ser a mais gentil, doce e generosa, é linda, carismática e tem bom gosto em tudo. Ela aprecia as coisas boas da vida (especialmente ouro).
Ela gosta de rir e quer que todos sejam felizes. Você sempre pode dizer quando ela está por perto, porque todo mundo começa a rir e parecer mais sexy. Ela é graciosa e gosta de dançar.
Enquanto Xangô representa a força essencial da vida, Oxum representa as coisas que tornam a vida digna de ser vivida. Ela é a primeira fase de um novo romance.
Oxum ama seus filhos com cada fibra do seu ser. Ela vai dar-lhes quase tudo.
Ela é feiticeira e irá lançar feitiços (especialmente de amor) com o melhor deles.
Ela tem um pote de mel que ela amarrou na cintura (sim, isso tem um duplo sentido) e ela pode usá-lo para magias. Oxum irá te dar a gravidez, mas ela não é uma grande fã de bebês (exceto quando eles são realmente bonitos e bem comportados); em algum momento de uma gravidez, Yemanjá (sua mãe) vai assumir. Ela é dona de um rio com seu nome, na Nigéria. Oxum é absolutamente encantadora.
Oxum foi muito apaixonada por Xangô que, não sendo monogâmico, muitas vezes partiu o coração dela. Este é o outro lado de Oxum. Ela está constantemente tendo o coração partido, porque ela dá muito e nunca pode realmente encontrar alguém que possa lhe dar de volta tudo o que ela precisa. Oxum também tem defeitos, ela pode ser mal-humorada, convencida, superficial, ciumenta e mesquinha.
Ela pode ser muito insegura e odeia ser pobre, podendo, por isso, se casar por dinheiro.
Se você cruzar o caminho dela ou mentir para ela, ela fará com que você se sinta gorda e feia até que peça perdão.

Mostrando o devido respeito a Oxum

Ao preparar um altar para Oxum, verifique se ele é bonito. O espaço deve ser limpo e cheirar bem. Ela adora amarelo, âmbar e dourado (use latão se não puder usar ouro).
Ela gosta de ser chamada de "deusa" e ser elogiada. Não esqueça de dizer a ela o quão maravilhosa ela é! Ela adora abóbora com mel e canela. Certifique-se, ao oferecer mel para ela, de saboreá-lo primeiro (já tentaram oferecer-lhe o mel envenenado) e, em seguida, polvilhe com canela. Ela também gosta de batata doce e jóias de todos os tipos.
Nunca lhe faça uma promessa que você não possa cumprir. Ela odeia isso. Oferendas a ela podem ser dadas em qualquer curso de água doce. Ela adora girassóis e rosas amarelas.

 

Filhos de Oxum

De modo geral, os filhos de Oxum são geralmente os mais fáceis de detectar em uma multidão.
Eles são atraentes, pessoas carismáticas. Eles querem que tudo ao seu redor pareçam perfeito e caro. Adoram festas e ser o centro das atenções. Estão constantemente falando sobre o sexo oposto.
Seus filhos gostam de ser bonitos e normalmente ficam muito tempo no banheiro se arrumando.
Dão a seus entes queridos atenção e presentes. Eles são ruins com o dinheiro e, normalmente, vivem acima das suas possibilidades (ou tem alguém para pagar as contas).
Seus filhos são muitas vezes dançarinos, artistas e cabeleireiros. 
Os filhos de Oxum são temperamentais, ficam loucos se não recebem atenção suficiente, mas não ficam com raiva por muito tempo se você pedir desculpas e compensar seus pecados. Podem ser preguiçosos e ter algum peso extra, devido a seus hábitos alimentares.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.