04/03/13

SANTA MARTA E MARTA DOMINADORA



A católica Santa Marta não é a mesma entidade Marta Dominadora (filomena lubana ou A Cobra), assim como ‘filomena’ é apenas um de seus caminhos, chamados 21 Divisões, a religiosidade do Haiti, Porto Rico e República Dominicana. Esta é uma antiga divindade associada as águas.
Elas têm o mesmo título e atributos, mas são energias distintas, embora Santa Marta tenha sido associada a Dominadora, e sejam muitas vezes vistas como a mesma entidade.


Sua história remonta a Portugal e Espanha, onde as tradições de Santa Marta estão conectadas com dominar um dragão com fitas e com o fato de ser padroeira dos cozinheiros e mulheres que têm de trabalhar sob ordens de homens. Ela gradualmente tornou-se associada com a capacidade de conceder a mulher meios de levar para casa um homem rebelde. Isto, na verdade, surgiu da interação com Santa Helena de Jerusalém.

 
Quando ela foi trazida para o Novo Mundo já tinha algumas dessas conexões, mas agora é vista como santa por excelência para dominar maridos rebeldes. É claro que foi no Novo Mundo que Lubana assumiu Santa Marta como uma de suas personificações.


Ela tem aspectos distintos (Filomena Lubana no Caribe e República Dominicana, a fada Bella Marta ou Donna Marta na Itália, Marta Marcélica em Espanha, Portugal e Brasil).                                         As características são similares e muito associadas a feitiçaria.

Há várias formas de trabalhar com ela e são impressionantes os testemunhos de seus poderes para dominar amantes desgarrados (especialmente homens) e superar obstáculos.

Santa Marta não é apenas uma “santa do amor”, mas, historicamente, foi a patrona das mulheres nos negócios, especificamente a trabalhar como cozinheiras.

Valendo-se disso e durante sua evolução tornou-se a santa que ajudou as profissionais femininas a dominar os homens. É também possível que este atributo tenha sido adotado

a partir da santa, em vez da santa, como encontramos essa atribuição na magia portuguesa e espanhola. Ela também está ligada como provedora, para destruir inimigos e rivais, especialmente através de suas fitas com tradições específicas relacionadas a elas.

 
A Marta afro-caribenha é agressiva e sensual. A Santa Marta católica é representada com um dragão, enquanto a Marta de pele escura tem serpentes. Terça-feira é dia de Santa Marta.

 
Assim, enquanto há distinções na sua função e habilidades, as semelhanças não deve ser subestimadas.

 
"Santa Marta, dedico esta vela a ti pedindo que concedas as minhas necessidades e me ajude a superar minhas dificuldades. Para você nada é impossível."

 
O nome do amante que abandonou o praticante foi colocado embaixo de uma vela.

Depois de acender a vela, o praticante recitou o seguinte:

"Peço vossa intercessão para minha súplica:

Permita que [nome do amante] volte para mim e que o tempo será curto entre agora e depois.

Até que [nome amante] volte, peço que ele sofra as dores que tenho sofrido e que ele esteja ao meu lado novamente. Peço isso na fé que a fez conquistar dragões e animais selvagens, você pode controlar [nome amante] e atender o meu pedido. Em nome da justiça e do amor, eu peço isso. Amém".


                                                 NOVENA A SANTA MARTA

A novena deve ser realizada por 9 terças-feiras consecutivas e a santa concede o pedido antes da última terça-feira "não importa o quão impossível pareça".

Se assim for, o requerente deve ainda concluir as 9 orações como prometido!

Uma vela (de preferência vermelha) deve ser acesa.


Gloriosa Santa Marta, me entrego em suas mãos, dependente de seu apoio.

Deixe-me sob sua proteção, conforte-me em meu sofrimento.

Como um símbolo do meu amor e devoção, te ofereço esta luz que eu acenderei a cada terça-feira desta novena.

Pela felicidade que você sentiu quando abrigou nosso Salvador, consola-me em minhas tristezas. Intercede hoje por mim e minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus Todo-Poderoso nas lutas da vida.

Eu lhe peço, gloriosa Santa, em sua grande bondade, que obtenhas para mim, especialmente a graça que fervorosamente lhe peço e que eu preciso tanto (PEDIDO).

Imploro que me ajudes a superar todos os obstáculos no meu caminho com a mesma serenidade e força que tivestes para apunhalar o dragão a seus pés. Amém, Jesus.

(Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.